SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65  suppl.1Infâncias e a escola rural: traçados e bordadosAvaliação emancipadora: educação de jovens e adultos e educação profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. Eu aprendi e ensinei também ao mesmo tempo: professores leigos na história da escola rural. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.1, pp.405-423. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6588.

A discussão incidiu sobre alguns problemas que perpassam o espaço rural e suas escolas, e sobre as táticas empreendidas por seus professores para se apropriarem do espaço e transformarem-no em lugar pleno de significações. Os resultados obtidos com a pesquisa empírica e bibliográfica demonstram que, no âmbito da investigação científica, a superação de uma análise natura lizada do rural e de suas escolas, bem como a edificação de outros caminhos para a escola em meio rural, demandam apreender historicamen te os problemas daquele meio, e tomar a cultura empírica de seus professores como dimensão formativa e elemento da cultura escolar.

Palabras clave : História da Escola Rural; Escolarização Rural; Professores Leigos; Cultura Empírica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )