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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

RESES, Erlando da Silva  y  SILVA, Reinouds Lima. Avaliação emancipadora: educação de jovens e adultos e educação profissional. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.1, pp.425-446. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6589.

O presente artigo avalia o Programa de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (PROEJA) no Instituto Federal do Maranhão - Campus Açailândia. Fez-se uso da metodologia da avaliação emancipadora: descrição da realidade, crítica da realidade e criação coletiva (SAUL, 2006). O levantamento de dados foi por meio de grupos focais com discentes, docentes e técnico-administrativos e discussão por Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A descrição da realidade compreendeu dados da localidade, planos de curso e Programa. Na crítica da realidade prevaleceu a percepção dos sujeitos e na criação coletiva enfatizaram-se as contradições e as proposições.

Palabras clave : Avaliação de Política Pública; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional..

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