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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

GONCALVES NETO, Wenceslau  e  CARVALHO, Carlos Henrique de. Cultura escolar e disciplina na formação de professores: a Escola Normal de Montes Claros (1888-1903). R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.1, pp.507-528. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6594.

A Escola Normal de Montes Claros foi criada em 1879, funcionando regularmente até 1905, quando sofre sua primeira interrupção. A do cumentação permite perceber diversos ângulos da cultura da escola: configuração das relações institucionais, com reformas no regulamento, currículo, delimitação e vigilância do espaço, do uniforme escolar; manifestações indisci plinares: aluno-professor, aluno-aluno(a) e aluno-funcionário; esforço pela preservação da autoridade de professores, diretor e funcioná rios; diferentes manifestações de inaceitação da disciplina por parte dos alunos; tipos e formas de punições. Percebe-se um movimento na moldagem de uma cultura que envolve cur rículo, disciplina, preservação da autoridade e controle das relações entre os educandos.

Palavras-chave : Cultura Escolar; Disciplina; Escola Normal; Minas Gerais.

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