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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

CASALI, Alípio. Direitos humanos e diversidade cultural: implicações curriculares. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.2, pp.549-572. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6883.

O presente texto considera, preliminarmen te, o currículo como uma prática social sujeita às mesmas tensões, conflitos e contradi ções a que estão sujeitos os direitos humanos e a diversidade cultural. A partir daí, pensa fundamentos para a elaboração de projetos curriculares diferenciados, concretos, de efetivação dos direitos humanos, mais especificamente, dos direitos à diversidade como parte dos direitos à cidadania. O texto conclui que tais fundamentos requerem projetos de investimento na positividade da tensão entre universalidade e culturalidade, relacionada à positividade da tensão entre igualdades e diferenças no currículo.

Palabras clave : Direitos Humanos; Cultura; Diversidade; Currículo.

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