SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65  suppl.2Direitos humanos e diversidade cultural: implicações curricularesTrajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo - Poconé-MT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

OLIVEIRA, Osvaldo Martins de. Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.2, pp.573-590. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6884.

O artigo tem por objetivo analisar a trajetória de uma professora quilombola e suas experiên cias com a educação escolar. Ele se fundamen ta nos conceitos de quilombo e grupo étnico, e, metodologicamente, trabalha com trajetória e relatos de vida. Elabora breves considerações sobre o acesso à escrita por alguns negros no decorrer do século XIX. Descreve nos anos recentes os contatos do pesquisador com professores quilombolas, enfatizando suas co laborações para o livro e vídeo-documentário didáticos. Na última parte, analisa a trajetória e as experiências da professora Olindina no campo da educação e da militância política.

Palabras clave : Quilombos; Escrita; Educação; Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )