SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue65  suppl.2Afro-brazilian memories and cultures in school education: analysis based on the trajectory of a quilombola teacherBlack movement and the struggles against racism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

CASTILHO, Suely Dulce de  and  PEREIRA, Luciano da Silva. Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo - Poconé-MT. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.2, pp.591-611. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6885.

Este artigo trata da trajetória de vida de uma professora quilombola. Por meio dela procu rou-se compreender os processos de resistência construídos diante de exclusões e discrimina ções raciais vividas. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de coletas foram a observação e a entrevista. Os resultados apontam uma trajetória marcada pela pobreza, estigmatização, racismos, preconceito de gênero e de região. Revela também que a escolarização e a parti cipação nos movimentos sociais quilombolas foram as principais estratégias utilizadas pela docente para resistir e reestabelecer sua au toimagem, sua autoestima, autoconfiança e profissionalizar-se, transformando, assim, suas condições globais de vida.

Keywords : Quilombo; Mulher Negra; Preconceito Racial; Trajetória de Vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )