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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SILVA, Ricardo Gilson da Costa  e  NEVES, Josélia Gomes. Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.2, pp.635-655. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6887.

Na Amazônia brasileira as forças do agrone gócio expressam objetivamente uma visão e materialização de projeto de território que afeta frontalmente à população rural e suas formas de organização social na busca de sentidos e signi ficados aos seus modos de vida. Nesse sentido, o texto articula leitura teórica do território e expe riências de campo com os processos modelado res do espaço rural. A articulação aponta como as ações do agronegócio produzem impactos na educação do campo, que por sua vez, responde a estas investidas com mecanismos de resistência inscritas em seus modelos de escolarização que devem ser adequados aos seus contextos e in teresses. Dado a evidente desproporcionalidade nestas relações, a exigência dos direitos huma nos constitui imperativo urgente e inadiável.

Palavras-chave : Território; Direitos Humanos; Educação do Campo; Amazônia.

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