SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue65  suppl.2Territory, Human Rights and rural Education in the AmazonThe presence of african brazilian woman workers enrolled in periodicals in the state of Mato Grosso in the eighteenth century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PIZZI, Jovino. Os elementos etnoculturais de uma pedagogia triangular: o caminho para a hospitalidade convivial1. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.2, pp.657-673. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6888.

O núcleo da discussão enfoca a extraordinária tecelagem sociocultural inspirada em uma epistemologia do mundo da vida afro-ibérico-ameríndio. O objetivo é realçar a necessidade de uma consideração etno-cultural em torno a multiplicidade étnico-racial e, em decorrência, insistir na necessidade de uma pedagogia capaz de cultivar uma hospitalidade voltada à convivência com a diversidade. O debate tem em vista considerações geoculturais de um horizonte que interconecta três continentes: África, Europa e as Américas. Ao mesmo tempo, pretende-se delinear uma aproximação aos princípios e fins da Educação Nacional em relação às exigências dos estudos afro e indígenas, do ponto de vista histórico e/ou cultural.

Keywords : Educação; Geoculturalidade; Interculturalidade; Hospitalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )