SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65  suppl.2Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na AmazôniaA presença de mulheres negras trabalhadoras escolarizadas em periódicos mato-grossenses nos oitocentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PIZZI, Jovino. Os elementos etnoculturais de uma pedagogia triangular: o caminho para a hospitalidade convivial1. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.2, pp.657-673. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6888.

O núcleo da discussão enfoca a extraordinária tecelagem sociocultural inspirada em uma epistemologia do mundo da vida afro-ibérico-ameríndio. O objetivo é realçar a necessidade de uma consideração etno-cultural em torno a multiplicidade étnico-racial e, em decorrência, insistir na necessidade de uma pedagogia capaz de cultivar uma hospitalidade voltada à convivência com a diversidade. O debate tem em vista considerações geoculturais de um horizonte que interconecta três continentes: África, Europa e as Américas. Ao mesmo tempo, pretende-se delinear uma aproximação aos princípios e fins da Educação Nacional em relação às exigências dos estudos afro e indígenas, do ponto de vista histórico e/ou cultural.

Palabras clave : Educação; Geoculturalidade; Interculturalidade; Hospitalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )