SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65  suppl.2A presença de mulheres negras trabalhadoras escolarizadas em periódicos mato-grossenses nos oitocentosPovos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MENDES, Luís César Castrillon  y  JESUS, Dánie Marcelo de. Identidades e relações de gênero nos guias do programa nacional dos livros didáticos de História e Português para o ensino médio. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.2, pp.693-712. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6891.

Neste artigo, analisamos a presença da discussão de gênero nas avaliações expressas nos Guias do PNLD 2015. Teoricamente, utilizou-se o concei to de gênero como categoria de análise, associado a alguns aspectos dos estudos decoloniais com a finalidade de entender o modo como o concei to de identidade se apresentava nos guias. Em complemento, analisou-se também se esses do cumentos se voltam para especificidades de gru pos, tais como classe social, etnia e sexualidade. Conclui-se que os guias, de modo geral, parecem reforçar o não protagonismo feminino e o total silenciamento de questões relacionadas com as outras manifestações de gênero não canônicas.

Palabras clave : Identidade/Relações de Gênero; Guias do PNLD; Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )