SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue66Contributions of the aesthetics to the pedagogical action in Adult Education: formative resonances at school and university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

CARVALHO, Rodrigo Saballa de  and  GUIZZO, Bianca Salazar. Políticas de Educação Infantil: conquistas, embates e desafios na construção de uma Pedagogia da Infância. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.771-791.  Epub May 07, 2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.4563.

A partir do campo das Políticas de Educação Infantil, o artigo tem como objetivo problematizar os modos de legislar a Educação Infantil no Brasil. Metodologicamente, é traçado um panorama das políticas de Educação Infantil com base na análise de documentos produzidos após a Constituição Federal de 1988. São destacados as conquistas, os embates e os desafios que têm sido enfrentados no campo da Educação Infantil. Conclui-se que os modos de educar as crianças têm constituído uma arena de disputas produzida em um sistema de relações de poder, no qual direitos sociais conquistados precisam ser reafirmados para que não sejam perdidos.

Keywords : Educação Infantil; Políticas Educacionais; Pedagogia da Infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )