SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue66The presence of the play in octogenarians childhood and nonagenariansCan men be feminist? Pioneer masculinity studies in Northeaster Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MAGALHAES, Fernanda Cândido. Representações sociais de futuros docentes sobre a Teoria da Evolução darwinista. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.839-857.  Epub May 07, 2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.4286.

A Teoria da Evolução de Darwin, que apresenta ampla repercussão no senso comum, é o objeto desse estudo do campo representacional. Para interpretação dos dados utilizou-se a Teoria das Representações Sociais. O método de coleta consistiu no levantamento da estrutura das representações sobre a Teoria da Evolução, entre 179 estudantes dos cursos de Pedagogia e Biologia. O estudo apontou forte ligação entre a Teoria da Evolução e a imagem de Darwin. Mesmo com o passar de 150 anos, teoria e autor estão presentes no conhecimento popular, rompendo as barreiras do universo científico para circular amplamente nas representações desses futuros professores.

Keywords : Educadores em Formação; Teoria da Evolução; Representações Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )