SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66A Presença do jogo na infância de octogenários e nonagenáriosHomens podem ser feministas? O pioneirismo dos estudos de masculinidades no Nordeste do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MAGALHAES, Fernanda Cândido. Representações sociais de futuros docentes sobre a Teoria da Evolução darwinista. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.839-857.  Epub 07-Mayo-2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.4286.

A Teoria da Evolução de Darwin, que apresenta ampla repercussão no senso comum, é o objeto desse estudo do campo representacional. Para interpretação dos dados utilizou-se a Teoria das Representações Sociais. O método de coleta consistiu no levantamento da estrutura das representações sobre a Teoria da Evolução, entre 179 estudantes dos cursos de Pedagogia e Biologia. O estudo apontou forte ligação entre a Teoria da Evolução e a imagem de Darwin. Mesmo com o passar de 150 anos, teoria e autor estão presentes no conhecimento popular, rompendo as barreiras do universo científico para circular amplamente nas representações desses futuros professores.

Palabras clave : Educadores em Formação; Teoria da Evolução; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )