Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
MAGALHAES, Fernanda Cândido. Representações sociais de futuros docentes sobre a Teoria da Evolução darwinista. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.839-857. Epub 07-Maio-2019. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.4286.
A Teoria da Evolução de Darwin, que apresenta ampla repercussão no senso comum, é o objeto desse estudo do campo representacional. Para interpretação dos dados utilizou-se a Teoria das Representações Sociais. O método de coleta consistiu no levantamento da estrutura das representações sobre a Teoria da Evolução, entre 179 estudantes dos cursos de Pedagogia e Biologia. O estudo apontou forte ligação entre a Teoria da Evolução e a imagem de Darwin. Mesmo com o passar de 150 anos, teoria e autor estão presentes no conhecimento popular, rompendo as barreiras do universo científico para circular amplamente nas representações desses futuros professores.
Palavras-chave : Educadores em Formação; Teoria da Evolução; Representações Sociais.