SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66Representações sociais de futuros docentes sobre a Teoria da Evolução darwinistaEducação, poder e ordem: política e quotidiano numa escola de formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

FREITAS, Mayanne Julia Tomaz; FELIX, Jeane  y  CARVALHO. Homens podem ser feministas? O pioneirismo dos estudos de masculinidades no Nordeste do Brasil. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.861-881.  Epub 07-Mayo-2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.7013.

Este texto explora a trajetória de homens feministas e sua identificação com os estudos de gênero e o movimento feminista, a partir de pesquisa bibliográfica e empírica. Nessa direção, assinala o surgimento dos estudos de masculinidades e a possibilidade de uma identidade feminista de sujeitos homens. Para ilustrar a inclusão dos homens no movimento feminista, foram entrevistados dois fundadores de duas instituições pioneiras nesses estudos no Brasil: uma ONG e um núcleo de uma universidade. Os entrevistados visualizam o movimento feminista como um projeto político coletivo e confirmam a importância do engajamento dos homens na luta pela equidade de gênero.

Palabras clave : Identidade Feminista; Homens Feministas; Estudos de Masculinidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )