SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66Representações sociais de futuros docentes sobre a Teoria da Evolução darwinistaEducação, poder e ordem: política e quotidiano numa escola de formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

FREITAS, Mayanne Julia Tomaz; FELIX, Jeane  e  CARVALHO. Homens podem ser feministas? O pioneirismo dos estudos de masculinidades no Nordeste do Brasil. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.861-881.  Epub 07-Maio-2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.7013.

Este texto explora a trajetória de homens feministas e sua identificação com os estudos de gênero e o movimento feminista, a partir de pesquisa bibliográfica e empírica. Nessa direção, assinala o surgimento dos estudos de masculinidades e a possibilidade de uma identidade feminista de sujeitos homens. Para ilustrar a inclusão dos homens no movimento feminista, foram entrevistados dois fundadores de duas instituições pioneiras nesses estudos no Brasil: uma ONG e um núcleo de uma universidade. Os entrevistados visualizam o movimento feminista como um projeto político coletivo e confirmam a importância do engajamento dos homens na luta pela equidade de gênero.

Palavras-chave : Identidade Feminista; Homens Feministas; Estudos de Masculinidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )