SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue66Can men be feminist? Pioneer masculinity studies in Northeaster BrazilEducational practices at shelter institutions from children’s perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MOTA, Luís  and  FERREIRA, António Gomes. Educação, poder e ordem: política e quotidiano numa escola de formação de professores. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.883-901.  Epub May 07, 2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.7066.

Centrado na Escola do Magistério Primário de Coimbra (EMPC), entre 1942 e 1974, constitui um recorte de uma investigação mais vasta sobre as instituições públicas de formação de professores do ensino primário, em Coimbra, nos séculos XX e XXI. As fontes mobilizadas foram o arquivo, a memória e o museu onde analisámos dimensões das áreas pedagógica e didática, bem como sociocultural. A partir da triangulação de dados construímos uma interpretação do modelo pedagógico da EMPC, polarizado nos conceitos de educação, poder e ordem, tendo como pano de fundo a relação dialética entre a norma e as práticas sociais.

Keywords : Formação de professores; Escola do Magistério Primário; Estado Novo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )