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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MOTA, Luís  e  FERREIRA, António Gomes. Educação, poder e ordem: política e quotidiano numa escola de formação de professores. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.883-901.  Epub 07-Maio-2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.7066.

Centrado na Escola do Magistério Primário de Coimbra (EMPC), entre 1942 e 1974, constitui um recorte de uma investigação mais vasta sobre as instituições públicas de formação de professores do ensino primário, em Coimbra, nos séculos XX e XXI. As fontes mobilizadas foram o arquivo, a memória e o museu onde analisámos dimensões das áreas pedagógica e didática, bem como sociocultural. A partir da triangulação de dados construímos uma interpretação do modelo pedagógico da EMPC, polarizado nos conceitos de educação, poder e ordem, tendo como pano de fundo a relação dialética entre a norma e as práticas sociais.

Palavras-chave : Formação de professores; Escola do Magistério Primário; Estado Novo.

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