SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66Educação, poder e ordem: política e quotidiano numa escola de formação de professoresPedagogias da alteridade. Perspectivas sobre a emoção de lidar: Manuela Malpique e Nise da Silveira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PISKE, Eliane Lima; YUNES, Maria Angela Mattar; BERSCH, Angela Adriane  y  PIETRO, Angela Torma. Práticas educativas nas instituições de acolhimento sob o olhar das crianças. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.905-923.  Epub 07-Mayo-2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.3364.

Este artigo apresenta uma pesquisa calcada na Bioecologia do Desenvolvimento Humano que analisou instituições de acolhimento sob o olhar das crianças de 7 a 12 anos. Para tanto, realizou-se coleta documental, inserção ecológica e entrevistas reflexivas associadas ao registro fotográfico simultâneo. A metodologia priorizou a escuta atenta e o diálogo, respeitando a integridade, os valores morais e culturais da dinâmica das crianças em instituições. Para análise dos dados, foi utilizada a Teoria Fundamentada nos Dados com apoio dosoftware Atlas.Ti. Resultados indicam que o lugar é percebido como disciplinar, de imposição de regras, de privação e ambivalências nas práticas educativas.

Palabras clave : Instituições; Percepção das Crianças; Infâncias; Análise Bioecológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )