SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue66Educational practices at shelter institutions from children’s perspectiveThe schooling of rural childhood in the Lusophone-Brazilian space from the perspective of comparative education (1935 to 1945) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

CERQUEIRA, Vera Coimbra  and  FELGUEIRAS, Margarida Louro. Pedagogias da alteridade. Perspectivas sobre a emoção de lidar: Manuela Malpique e Nise da Silveira. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.927-949.  Epub May 07, 2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.7178.

Pretende-se apresentar a obra de duas personalidades singulares nas suas áreas de atuação, cujos interesses um dia se cruzaram, dado os seus trabalhos confluírem na relevância atribuída ao estabelecimento da harmonia entre os estados físico, mental, emocional e espiritual. Manuela Malpique desenvolveu atividades pedagógicas e psicoterapêuticas no campo da imaginativa onírica. Nise da Silveira, psiquiatra, pioneira no uso da terapia ocupacional no contexto hospitalar, abriu caminho para a expressão plástica de doentes mentais marginalizados pela sociedade, pela ciência. O estudo histórico e teórico, com recurso a entrevistas, evidencia a relação entre educação, terapia e arte teorizado e praticado pelas biografadas.

Keywords : Educação; Terapia; Arte; Pedagogia da Alteridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )