SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66Práticas educativas nas instituições de acolhimento sob o olhar das criançasA escolarização da infância rural no espaço luso-brasileiro na perspectiva da educação comparada (1935 a 1945) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

CERQUEIRA, Vera Coimbra  y  FELGUEIRAS, Margarida Louro. Pedagogias da alteridade. Perspectivas sobre a emoção de lidar: Manuela Malpique e Nise da Silveira. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.927-949.  Epub 07-Mayo-2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.7178.

Pretende-se apresentar a obra de duas personalidades singulares nas suas áreas de atuação, cujos interesses um dia se cruzaram, dado os seus trabalhos confluírem na relevância atribuída ao estabelecimento da harmonia entre os estados físico, mental, emocional e espiritual. Manuela Malpique desenvolveu atividades pedagógicas e psicoterapêuticas no campo da imaginativa onírica. Nise da Silveira, psiquiatra, pioneira no uso da terapia ocupacional no contexto hospitalar, abriu caminho para a expressão plástica de doentes mentais marginalizados pela sociedade, pela ciência. O estudo histórico e teórico, com recurso a entrevistas, evidencia a relação entre educação, terapia e arte teorizado e praticado pelas biografadas.

Palabras clave : Educação; Terapia; Arte; Pedagogia da Alteridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )