SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66Práticas educativas nas instituições de acolhimento sob o olhar das criançasA escolarização da infância rural no espaço luso-brasileiro na perspectiva da educação comparada (1935 a 1945) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

CERQUEIRA, Vera Coimbra  e  FELGUEIRAS, Margarida Louro. Pedagogias da alteridade. Perspectivas sobre a emoção de lidar: Manuela Malpique e Nise da Silveira. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.927-949.  Epub 07-Maio-2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.7178.

Pretende-se apresentar a obra de duas personalidades singulares nas suas áreas de atuação, cujos interesses um dia se cruzaram, dado os seus trabalhos confluírem na relevância atribuída ao estabelecimento da harmonia entre os estados físico, mental, emocional e espiritual. Manuela Malpique desenvolveu atividades pedagógicas e psicoterapêuticas no campo da imaginativa onírica. Nise da Silveira, psiquiatra, pioneira no uso da terapia ocupacional no contexto hospitalar, abriu caminho para a expressão plástica de doentes mentais marginalizados pela sociedade, pela ciência. O estudo histórico e teórico, com recurso a entrevistas, evidencia a relação entre educação, terapia e arte teorizado e praticado pelas biografadas.

Palavras-chave : Educação; Terapia; Arte; Pedagogia da Alteridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )