SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue66The schooling of rural childhood in the Lusophone-Brazilian space from the perspective of comparative education (1935 to 1945)Interdisciplinarity: challenges and the potential of an articulated proposal for the teacher training Course of Physics/PARFOR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

BEDIN, Everton  and  PINO, José Claudio DEL. Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.975-996.  Epub May 07, 2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.2423.

Este artigo tem por objetivo apresentar as concepções docentes e discentes sobre as atividades avaliativas no Ensino Médio Politécnico, credenciando as contribuições dessa nova metodologia avaliativa na formação do sujeito crítico, reflexivo e autônomo, por meio da construção de saberes na relação professor-aluno. Fundamenta-se em dados de pesquisa coletados por meio de interações nas redes sociais e questionário estruturado com estudantes e professores do último ano do ensino médio. A análise ocorreu de forma qualiquantitativa, utilizando softwares, tabelas e interpretações que permitiram identificar os aspectos construtivistas na metodologia de avaliação para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem.

Keywords : Avaliação; Ensino Médio Politécnico; Relação professor-aluno.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )