SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66A escolarização da infância rural no espaço luso-brasileiro na perspectiva da educação comparada (1935 a 1945)Interdisciplinaridade: desafios e potencialidades de uma proposta articulada ao estágio docente do Curso de Física/PARFOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

BEDIN, Everton  y  PINO, José Claudio DEL. Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.66, pp.975-996.  Epub 07-Mayo-2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.2423.

Este artigo tem por objetivo apresentar as concepções docentes e discentes sobre as atividades avaliativas no Ensino Médio Politécnico, credenciando as contribuições dessa nova metodologia avaliativa na formação do sujeito crítico, reflexivo e autônomo, por meio da construção de saberes na relação professor-aluno. Fundamenta-se em dados de pesquisa coletados por meio de interações nas redes sociais e questionário estruturado com estudantes e professores do último ano do ensino médio. A análise ocorreu de forma qualiquantitativa, utilizando softwares, tabelas e interpretações que permitiram identificar os aspectos construtivistas na metodologia de avaliação para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem.

Palabras clave : Avaliação; Ensino Médio Politécnico; Relação professor-aluno.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )