SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue67The presence of role games in Early Childhood Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ROSA, Caroline de Moura; ANNA, Sita Mara Lopes SANT’  and  STRAMARE, Odilon Antônio. Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no Ensino Superior. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.67, pp.15-37.  Epub May 15, 2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i67.7038.

O artigo apresenta concepções de qualidade presentes nos dizeres de professores e egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino superior. Para tanto, partindo dos estudos de Gadotti (2003), Gentili (1999) e Marques (2000) sobre a perspectiva neoliberal e social, promove-se pesquisa qualitativa, mediante pesquisa de campo, desenvolvendo entrevista semiestruturada com os participantes. Falas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo, conforme (BARDIN, 2011). Como resultados, sobressaem-se nas falas dos professores a qualidade na perspectiva neoliberal voltada ao ingresso no mercado de trabalho. O discurso de qualidade social predomina nas falas das acadêmicas egressas da EJA.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Conceitos de Qualidade; Análise de Discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )