SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número67A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ROSA, Caroline de Moura; ANNA, Sita Mara Lopes SANT’  e  STRAMARE, Odilon Antônio. Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no Ensino Superior. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.67, pp.15-37.  Epub 15-Maio-2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i67.7038.

O artigo apresenta concepções de qualidade presentes nos dizeres de professores e egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino superior. Para tanto, partindo dos estudos de Gadotti (2003), Gentili (1999) e Marques (2000) sobre a perspectiva neoliberal e social, promove-se pesquisa qualitativa, mediante pesquisa de campo, desenvolvendo entrevista semiestruturada com os participantes. Falas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo, conforme (BARDIN, 2011). Como resultados, sobressaem-se nas falas dos professores a qualidade na perspectiva neoliberal voltada ao ingresso no mercado de trabalho. O discurso de qualidade social predomina nas falas das acadêmicas egressas da EJA.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Conceitos de Qualidade; Análise de Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )