SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue67The presence of role games in Early Childhood EducationDifferences, alterity and building of inclusive values author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

BEBER, Irene Carrillo Romero  and  BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.67, pp.63-83.  Epub May 15, 2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i67.3764.

A tessitura do texto foca em dois momentos do desenvolvimento da pesquisa com crianças. O primeiro é relativo ao processo de observação: estar com as crianças numa atitude de escuta, marcada pela presença física do pesquisador na captura das cenas e episódios e nos processos de interação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O segundo diz respeito ao processo de distanciamento da escrita, a teorização das ações vivenciadas no campo de pesquisa. Os dados gerados indicam que pesquisar com crianças envolve interações afetivas e corpóreas, ou seja, a presença pessoal afeta e é afetada pelas experiências vividas no campo.

Keywords : Pesquisa; Escrita; Educação Infantil; Corporeidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )