SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número67Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

POZEBON, Simone  y  LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.67, pp.219-238.  Epub 15-Mayo-2019. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i67.2922.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação.

Palabras clave : Formação de Professores; Educação Matemática nos Anos Iniciais; Atividade Orientadora de Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )