SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue68Teachers and the challenges of diversities and migration in Spain: training and educational policiesTeacher professional insertion: a field for the formation and research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FONTOURA, Helena Amaral da. Meu nome é professor/a: sobre aprender a docência e identidades. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.297-310.  Epub Jan 21, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8391.

Este trabalho traz indagações sobre como nos constituímos professores e professoras a partir da assunção de nossa identidade. Propomos questões no campo da formação docente com objetivo de pensar a apropriação do lugar docente. Nossa reflexão se pauta na pesquisa de cunho qualitativo, que entende o sujeito como parte integrante do processo da pesquisa. Para discutir o conceito de identidade docente contamos com as contribuições de Marcelo e Nóvoa. Acreditamos contribuir para a reflexão sobre uma formação de professores democrática atribuindo outra dimensão às questões atravessadas no debate da Didática pela teoria e prática e ensino e aprendizagem.

Keywords : Identidade docente; Didática; Formação de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )