Revista de Educação Pública
Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
FONTOURA, Helena Amaral da. Meu nome é professor/a: sobre aprender a docência e identidades. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.297-310. Epub Jan 21, 2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8391.
Este trabalho traz indagações sobre como nos constituímos professores e professoras a partir da assunção de nossa identidade. Propomos questões no campo da formação docente com objetivo de pensar a apropriação do lugar docente. Nossa reflexão se pauta na pesquisa de cunho qualitativo, que entende o sujeito como parte integrante do processo da pesquisa. Para discutir o conceito de identidade docente contamos com as contribuições de Marcelo e Nóvoa. Acreditamos contribuir para a reflexão sobre uma formação de professores democrática atribuindo outra dimensão às questões atravessadas no debate da Didática pela teoria e prática e ensino e aprendizagem.
Keywords : Identidade docente; Didática; Formação de professores.