SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68Los profesores y los desafíos de las diversidades y de las migraciones en España: formación y políticas educativasLa inserción profesional docente: un campo para la formación e investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

FONTOURA, Helena Amaral da. Meu nome é professor/a: sobre aprender a docência e identidades. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.297-310.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8391.

Este trabalho traz indagações sobre como nos constituímos professores e professoras a partir da assunção de nossa identidade. Propomos questões no campo da formação docente com objetivo de pensar a apropriação do lugar docente. Nossa reflexão se pauta na pesquisa de cunho qualitativo, que entende o sujeito como parte integrante do processo da pesquisa. Para discutir o conceito de identidade docente contamos com as contribuições de Marcelo e Nóvoa. Acreditamos contribuir para a reflexão sobre uma formação de professores democrática atribuindo outra dimensão às questões atravessadas no debate da Didática pela teoria e prática e ensino e aprendizagem.

Palabras clave : Identidade docente; Didática; Formação de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )