SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68Los profesores y los desafíos de las diversidades y de las migraciones en España: formación y políticas educativasLa inserción profesional docente: un campo para la formación e investigación índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

FONTOURA, Helena Amaral da. Meu nome é professor/a: sobre aprender a docência e identidades. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.297-310.  Epub 21-Jan-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8391.

Este trabalho traz indagações sobre como nos constituímos professores e professoras a partir da assunção de nossa identidade. Propomos questões no campo da formação docente com objetivo de pensar a apropriação do lugar docente. Nossa reflexão se pauta na pesquisa de cunho qualitativo, que entende o sujeito como parte integrante do processo da pesquisa. Para discutir o conceito de identidade docente contamos com as contribuições de Marcelo e Nóvoa. Acreditamos contribuir para a reflexão sobre uma formação de professores democrática atribuindo outra dimensão às questões atravessadas no debate da Didática pela teoria e prática e ensino e aprendizagem.

Palavras-chave : Identidade docente; Didática; Formação de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )