SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68La inserción profesional docente: un campo para la formación e investigaciónPermanecer na luta, para uma democracia radical e plural nas políticas de currículo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

FARIA, Juliana Batista  y  DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.333-356.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8393.

O artigo apresenta resultados de um estudo que buscou compreender a temática da residência pedagógica no cenário educacional brasileiro, tomando por base um levantamento de pesquisas, projetos de lei e experiências envolvendo algum tipo de formação prática de professores que tenha sido inspirada por alguma ideia de residência pedagógica. De modo geral, a ideia de residência pedagógica faz menção à residência médica na formação complementar dos cursos de Medicina. No Brasil, essa ideia também pôde ser encontrada no uso de expressões como residência educacional, residência docente e imersão docente, aplicando-se tanto à formação continuada quanto à formação inicial de professores.

Palabras clave : Residência pedagógica; Residência docente; Residência educacional; Imersão docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )