SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue68Pedagogical residence: After all, what is it?Basic education and public school management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da. Permanecer na luta, para uma democracia radical e plural nas políticas de currículo. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.357-377.  Epub Jan 21, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8394.

O artigo problematiza a normatividade que anima a pretensão democrática da política de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de realizar a formação de um sujeito universal abstrato. A partir de uma pesquisa mais ampla de matriz pós-estrutural, foca o texto da BNCC divulgado pelo Ministério da Educação em dezembro de 2017 para discutir a inconsistência e os limites dessa pretensão e defender a potência política da noção de democracia radical e plural no pensamento pós-fundacional e pós-estrutural da teoria do discurso para a luta por educação.

Keywords : Política Curricular; Base Nacional Comum Curricular; Normatividade; Democracia radical e plural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )