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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da. Permanecer na luta, para uma democracia radical e plural nas políticas de currículo. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.357-377.  Epub 21-Jan-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8394.

O artigo problematiza a normatividade que anima a pretensão democrática da política de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de realizar a formação de um sujeito universal abstrato. A partir de uma pesquisa mais ampla de matriz pós-estrutural, foca o texto da BNCC divulgado pelo Ministério da Educação em dezembro de 2017 para discutir a inconsistência e os limites dessa pretensão e defender a potência política da noção de democracia radical e plural no pensamento pós-fundacional e pós-estrutural da teoria do discurso para a luta por educação.

Palavras-chave : Política Curricular; Base Nacional Comum Curricular; Normatividade; Democracia radical e plural.

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