SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68Educação básica e gestão da escola públicaL’éducation entre reproduction de programmes et formation de soi: l’importance du trajet anthropoformateur índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ANDRADE, Fábio Santos de. Desafios da prática docente: diálogos com a Educação Social. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.393-401.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8397.

Pretende-se afirmar a necessidade urgente de mudanças no sistema educacional brasileiro. Mudanças que devem ocorrer no âmbito dos governos, das escolas, das comunidades e das famílias, para, assim, dotar a escola de autonomia e torná-la participativa e democrática. Assim, esse texto, partindo da reflexão sobre a escola atual e sua função formadora de seres humanos reflexivos, críticos e politicamente engajados, traz a Educação Social como aporte teórico-metodológico para a formação de educadores comprometidos com a vida, com o respeito às diversidades, com a educação humanizada e com a luta pela justiça social.

Palabras clave : Educação; Formação de professores; Educação Social; Justiça Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )