SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue68Impassess and challenges for a formative assessment in post-graduation programsThe double box and the blank space in the literacy process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

GOMES, Maria de Fátima Cardoso  and  ARAUJO, Denise Alves. Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.441-463.  Epub Jan 21, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8401.

Este artigo discute a articulação entre a Teoria Histórico-cultural e a Etnografia em Educação, pressupostos teórico-metodológicos para pesquisas em sala de aula. A dialética entre teoria e método é apresentada com base em pesquisa realizada na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, em Belo Horizonte, no ano de 2015. Os eventos analisados revelam como professora e estudantes das turmas pesquisadas produziram sentidos para conceitos matemáticos. Os resultados revelaram a cognição social situada como algo que não ocorre dentro das mentes das pessoas, mas que se constitui nas suas vivências, mediada pela instrução escolar.

Keywords : Dialética; Teoria e método; Teoria Histórico-cultural; Etnografia em Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )