SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68Impasses e desafios para uma avaliação formativa em Programas de Pós-graduaçãoA dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

GOMES, Maria de Fátima Cardoso  y  ARAUJO, Denise Alves. Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.441-463.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8401.

Este artigo discute a articulação entre a Teoria Histórico-cultural e a Etnografia em Educação, pressupostos teórico-metodológicos para pesquisas em sala de aula. A dialética entre teoria e método é apresentada com base em pesquisa realizada na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, em Belo Horizonte, no ano de 2015. Os eventos analisados revelam como professora e estudantes das turmas pesquisadas produziram sentidos para conceitos matemáticos. Os resultados revelaram a cognição social situada como algo que não ocorre dentro das mentes das pessoas, mas que se constitui nas suas vivências, mediada pela instrução escolar.

Palabras clave : Dialética; Teoria e método; Teoria Histórico-cultural; Etnografia em Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )