SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68Impasses e desafios para uma avaliação formativa em Programas de Pós-graduaçãoA dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

GOMES, Maria de Fátima Cardoso  e  ARAUJO, Denise Alves. Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.441-463.  Epub 21-Jan-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8401.

Este artigo discute a articulação entre a Teoria Histórico-cultural e a Etnografia em Educação, pressupostos teórico-metodológicos para pesquisas em sala de aula. A dialética entre teoria e método é apresentada com base em pesquisa realizada na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, em Belo Horizonte, no ano de 2015. Os eventos analisados revelam como professora e estudantes das turmas pesquisadas produziram sentidos para conceitos matemáticos. Os resultados revelaram a cognição social situada como algo que não ocorre dentro das mentes das pessoas, mas que se constitui nas suas vivências, mediada pela instrução escolar.

Palavras-chave : Dialética; Teoria e método; Teoria Histórico-cultural; Etnografia em Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )