SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e MétodoPeter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ABREU, Márcia Martins de Oliveira  y  ARENA, Adriana Pastorello Buim. A dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetização. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.465-484.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8402.

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, cujo propósito era o de desenvolver uma possibilidade metodológica de trabalho com crianças em processo de apropriação da língua escrita tendo como suporte textos construídos e utilizados socialmente. Para o alcance do objetivo foi realizada uma pesquisa de intervenção com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede federal de ensino localizada na cidade de Uberlândia/MG. Entre os diversos temas discutidos na tese, elegeu-se para esta publicação o debate em torno do uso da letra maiúscula durante o processo de alfabetização. Entre alfabetizadores ainda existe a crença de que as letras em caixa alta são mais simples para serem aprendidas e, por este motivo, é oferecido às crianças pequenas este tipo de letra. Entretanto, os resultados indicaram que o envolvimento dos sujeitos no trabalho com a dupla caixa auxiliou qualitativamente o processo de alfabetização.

Palabras clave : Alfabetização; Apropriação da cultura escrita; Dupla caixa; Espaço em branco.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )