SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue68The double box and the blank space in the literacy processTopias, utopias and heterotopias. Notes on places and modalities of teaching practice within the training environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ARAUJO, Alberto Filipe; ARAUJO, Joaquim Machado de  and  MONT’ALVERNE, Iduína. Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.485-505.  Epub Jan 21, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8403.

Este artigo traça o retrato de Peter Pan como criança que persiste em manter o estado de infância e apresenta a sua natureza mítica e arquetipal. Ancora-se nos contributos de Jung, da história da mitologia e da hermenêutica simbólica de Gilbert Durand. Das lições advindas da leitura e análise da obra de Barrie, é preciso recordar que as pessoas crescidas se esquecem de alçar voos, pois se afastam da imaginação, recalcam-na, recusam-na mesmo em nome da razão, do lado diurno, solar, patriarcal da vida, em detrimento do lado noturno, místico, lunar, matriarcal da vida.

Keywords : Mitocrítica; Peter Pan; Infância Eterna; Simbolismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )