SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68A dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetizaçãoEntre topías, utopías y heterotopías. Notas acerca del lugar y las modalidades de la práctica docente en contextos de formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ARAUJO, Alberto Filipe; ARAUJO, Joaquim Machado de  y  MONT’ALVERNE, Iduína. Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.485-505.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8403.

Este artigo traça o retrato de Peter Pan como criança que persiste em manter o estado de infância e apresenta a sua natureza mítica e arquetipal. Ancora-se nos contributos de Jung, da história da mitologia e da hermenêutica simbólica de Gilbert Durand. Das lições advindas da leitura e análise da obra de Barrie, é preciso recordar que as pessoas crescidas se esquecem de alçar voos, pois se afastam da imaginação, recalcam-na, recusam-na mesmo em nome da razão, do lado diurno, solar, patriarcal da vida, em detrimento do lado noturno, místico, lunar, matriarcal da vida.

Palabras clave : Mitocrítica; Peter Pan; Infância Eterna; Simbolismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )