Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
ARAUJO, Alberto Filipe; ARAUJO, Joaquim Machado de y MONT’ALVERNE, Iduína. Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.485-505. Epub 21-Ene-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8403.
Este artigo traça o retrato de Peter Pan como criança que persiste em manter o estado de infância e apresenta a sua natureza mítica e arquetipal. Ancora-se nos contributos de Jung, da história da mitologia e da hermenêutica simbólica de Gilbert Durand. Das lições advindas da leitura e análise da obra de Barrie, é preciso recordar que as pessoas crescidas se esquecem de alçar voos, pois se afastam da imaginação, recalcam-na, recusam-na mesmo em nome da razão, do lado diurno, solar, patriarcal da vida, em detrimento do lado noturno, místico, lunar, matriarcal da vida.
Palabras clave : Mitocrítica; Peter Pan; Infância Eterna; Simbolismo.