SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue68Topias, utopias and heterotopias. Notes on places and modalities of teaching practice within the training environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MONTEIRO, Silas Borges. Hecceidade: formação como individuação sem sujeito. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.521-533.  Epub Jan 21, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8405.

Este ensaio explora o conceito, usado por Deleuze e Guattari, de hecceidade, criado por Duns Scot. Sua estrutura é nominada pelo termo lembranças, para seguir o texto 1730 - Devir-Intenso, Devir-Animal, Devir-Imperceptível, de Deleuze e Guattari. Coube bem a estrutura: lembrança remete à palavra grega alêtheia, comumente traduzido por verdade. Ao mesmo tempo, este texto remete a episódios autobiográficos inspirados pelo opúsculo de Derrida: O animal que logo sou. Ao ser feita breve crítica ao conceito de sujeito como ordenador da vontade e do raciocínio, se pensa o conceito de hecceidade como individuação sem sujeito.

Keywords : Hecceidade; Individuação; Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )