SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68Entre topías, utopías y heterotopías. Notas acerca del lugar y las modalidades de la práctica docente en contextos de formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MONTEIRO, Silas Borges. Hecceidade: formação como individuação sem sujeito. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.521-533.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8405.

Este ensaio explora o conceito, usado por Deleuze e Guattari, de hecceidade, criado por Duns Scot. Sua estrutura é nominada pelo termo lembranças, para seguir o texto 1730 - Devir-Intenso, Devir-Animal, Devir-Imperceptível, de Deleuze e Guattari. Coube bem a estrutura: lembrança remete à palavra grega alêtheia, comumente traduzido por verdade. Ao mesmo tempo, este texto remete a episódios autobiográficos inspirados pelo opúsculo de Derrida: O animal que logo sou. Ao ser feita breve crítica ao conceito de sujeito como ordenador da vontade e do raciocínio, se pensa o conceito de hecceidade como individuação sem sujeito.

Palabras clave : Hecceidade; Individuação; Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )