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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MONTEIRO, Silas Borges. Hecceidade: formação como individuação sem sujeito. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.521-533.  Epub 21-Jan-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8405.

Este ensaio explora o conceito, usado por Deleuze e Guattari, de hecceidade, criado por Duns Scot. Sua estrutura é nominada pelo termo lembranças, para seguir o texto 1730 - Devir-Intenso, Devir-Animal, Devir-Imperceptível, de Deleuze e Guattari. Coube bem a estrutura: lembrança remete à palavra grega alêtheia, comumente traduzido por verdade. Ao mesmo tempo, este texto remete a episódios autobiográficos inspirados pelo opúsculo de Derrida: O animal que logo sou. Ao ser feita breve crítica ao conceito de sujeito como ordenador da vontade e do raciocínio, se pensa o conceito de hecceidade como individuação sem sujeito.

Palavras-chave : Hecceidade; Individuação; Professores.

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