SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue69Principles shared in the changes made in High School in São Paulo and Mato GrossoThe spaces of playing in a school without toys: what do children tell us? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ABOUD, Leila Orssolan  and  AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.69, pp.601-621.  Epub June 15, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i69.8508.

Este artigo é resultado de pesquisa acadêmico-científica, cujo objetivo centrou-se em conhecer o que professoras sabem e como organizam as situações defaz de contacom alunos de educação infantil. Apresentamos aqui a análise dos quatro eixos temáticos que emergiram das falas das professoras que participaram da pesquisa, tomando como fundamento a teoria histórico-cultural. Conclui-se que as professoras possuem conhecimentos gerais sobre a importância do faz de conta, acreditam que a diversidade de brinquedos garante a brincadeira, e que a ressignificação deles na escola deve apoiar-se na formação continuada, com foco na mediação docente para a promoção do desenvolvimento psíquico.

Keywords : de professores; Educação infantil; Faz de conta; Prática pedagógica; Desenvolvimento psíquico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )