SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69Princípios partilhados nas mudanças empreendidas no Ensino Médio em São Paulo e Mato GrossoOs espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ABOUD, Leila Orssolan  e  AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.69, pp.601-621.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i69.8508.

Este artigo é resultado de pesquisa acadêmico-científica, cujo objetivo centrou-se em conhecer o que professoras sabem e como organizam as situações defaz de contacom alunos de educação infantil. Apresentamos aqui a análise dos quatro eixos temáticos que emergiram das falas das professoras que participaram da pesquisa, tomando como fundamento a teoria histórico-cultural. Conclui-se que as professoras possuem conhecimentos gerais sobre a importância do faz de conta, acreditam que a diversidade de brinquedos garante a brincadeira, e que a ressignificação deles na escola deve apoiar-se na formação continuada, com foco na mediação docente para a promoção do desenvolvimento psíquico.

Palavras-chave : de professores; Educação infantil; Faz de conta; Prática pedagógica; Desenvolvimento psíquico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )