SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue69The corners are organized. And now, teacher? The make-believe of early children’s education.The financing of the education in the academic production of post-graduate programs in Brazil (2000-2010) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

LOPES, Jader Janer Moreira  and  MARTIN, Maria Renata Prado. Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.69, pp.625-649.  Epub June 15, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i69.4620.

Este artigo parte de uma pesquisa de pós-doutorado que pretende analisar o ponto de vista de crianças de 6 anos sobre os espaços do brincar dentro de uma escola sem brinquedos. Para isso, utiliza-se do aporte teórico do campo de estudos da Sociologia da Infância e da Geografia da Infância, além de referências da Teoria Histórico Cultural e dos teóricos que tratam do brincar. Foram realizadas observações, registro de entrevistas e desenhos produzidos pelas crianças de uma escola da cidade de Vitória-ES. Para a compreensão das vivências das crianças a metodologia adotada foi a elaboração de mapas vivenciais.

Keywords : Geografia da Infância; Mapas vivenciais; Espaços Educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )