SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantilO financiamento da educação na produção acadêmica de programas de pós-graduação no Brasil (2000-2010) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

LOPES, Jader Janer Moreira  e  MARTIN, Maria Renata Prado. Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.69, pp.625-649.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i69.4620.

Este artigo parte de uma pesquisa de pós-doutorado que pretende analisar o ponto de vista de crianças de 6 anos sobre os espaços do brincar dentro de uma escola sem brinquedos. Para isso, utiliza-se do aporte teórico do campo de estudos da Sociologia da Infância e da Geografia da Infância, além de referências da Teoria Histórico Cultural e dos teóricos que tratam do brincar. Foram realizadas observações, registro de entrevistas e desenhos produzidos pelas crianças de uma escola da cidade de Vitória-ES. Para a compreensão das vivências das crianças a metodologia adotada foi a elaboração de mapas vivenciais.

Palavras-chave : Geografia da Infância; Mapas vivenciais; Espaços Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )