SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69Indicadores Educacionais do território do Piemonte da Diamantina-Bahia: apontamentos iniciaisConstruções discursivas acerca da criança pobre na imprensa uberabense nas primeiras décadas do século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SATO, Michèle  e  LUIZ, Thiago Cury. Devaneio em chamas: Bachelard põe a mão no fogo pelo imaginário. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.69, pp.703-716.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i69.7428.

Este artigo é fruto das nossas incursões no quilombo Mata Cavalo, zona rural de Nossa Senhora do Livramento-MT, em um dos sete processos formativos que integram a nossa pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. O Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (Gpea) lançou mão da fenomenologia de Gaston Bachelard para definir conceitualmente o imaginário do autor a respeito do fogo. Em conjunto, as dinâmicas em grupo, envolvendo estudantes, professoras(es) e moradoras(es) do quilombo, concretizaram-se por meio de recursos comunicacionais e artísticos, a partir dos quais identificamos os elementos do imaginário quilombola sobre o fogo.

Palavras-chave : Gaston Bachelard; Fogo; Educação Ambiental; Justiça Climática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )