SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue69Architecture and spaces of school culture: the State Gymnasium of Santo Antônio da Platina-PR (1953)Correlation between emotional balance and vulnerability to STI/AIDS in a study on school performance with adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

NACARATO, Adair Mendes  and  MOREIRA, Kátia Gabriela. A colaboração entre professoras como prática de formação para ensinar matemática nos anos iniciais. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.69, pp.767-791.  Epub June 15, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i69.7012.

Este artigo discute o papel da colaboração nos processos de apropriação dos modos de aprender e ensinar matemática nos anos iniciais, apoiando-se na perspectiva histórico-cultural. Toma como objeto de análise o caso da professora Maria, que estabeleceu parceria com outras duas professoras, em momentos diferentes. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do Programa Observatório da Educação (OBEDUC). Os dados são constituídos de excertos extraídos da dissertação de mestrado de Maria, de narrativas produzidas por ela, de relatórios e transcrições dos encontros do grupo OBEDUC. A análise centra-se nos indícios de aprendizagem de Maria.

Keywords : Programa Observatório da Educação; Perspectiva histórico-cultural; Matemática nos anos iniciais; Práticas colaborativas de formação docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )